ARPA e outras entidades de Lavras participam da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília

Entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, aconteceu a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília. Um evento de grande relevância para discutir a emergência climática e os caminhos para a transformação ecológica no Brasil. Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o encontro reuniu representantes do governo federal, sociedade civil, setor privado, povos tradicionais e especialistas para debater políticas públicas, inovações tecnológicas e ações coletivas necessárias para enfrentar a crise climática.

O município de Lavras foi representado pelas delegadas Graziela Lima (Servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Aline Pereira (Coordenadora Técnica da ARPA Rio Grande), Karla Teixeira (Setor Privado) e Amanda Pereira (OAB Lavras), que contribuíram com as perspectivas locais e nacionais no âmbito do eixo mitigação. Neste sentido, foram abordados tópicos sobre diagnósticos, conservação da biodiversidade, justiça ambiental, transição energética e desenvolvimento sustentável.

O evento reforçou a importância da cooperação entre diferentes setores para promover mudanças estruturais, além de destacar o papel do Brasil na agenda global do clima. Ao final, foram consolidadas dez propostas apresentadas pela Coordenadora Técnica Aline Pereira, englobando os 4 eixos temáticos debatidos, e estas devem subsidiar políticas públicas, como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), além de corroborar com a posição brasileira em fóruns internacionais como a COP30.Que os encaminhamentos dessa conferência possam se traduzir em ações concretas para um futuro mais justo e ambientalmente equilibrado.

#5ªConferênciaNacionaldeMeioAmbiente #SociedadeCivil #Pesquisadores #MudançasClimáticas #Mitigação #CriseClimática #COP30

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins WordPress